Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

De maneira geral, a fonoaudiologia é a ciência que estuda a comunicação humana e todas as dificuldades que podem prejudicá-la. Em pleno desenvolvimento, ampliou-se e tem-se proposto a atuar em outras áreas que também envolvem e influenciam a qualidade de vida das pessoas, como o equilíbrio, o sono, a deglutição e até mesmo a estética.

foto_fonoaudiologia.jpg

Audição e Equilíbrio

O fonoaudiólogo é um dos responsáveis pela avaliação de quanto a pessoa escuta e da necessidade de colocar aparelhos auditivos e implantes, entre outros, e também no tratamento de dificuldades relacionadas.

 

Linguagem

Relaciona-se à avaliação e ao tratamento de tudo o que envolve o ato de falar, entender o que é dito, e todo o processo de ler e escrever, desde o seu desenvolvimento na infância até o envelhecimento.

Motricidade Orofacial

Envolve a avaliação e o tratamento das funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, 

deglutição, expressão facial e articulação da fala.

Voz

O fonoaudiólogo trabalha principalmente com pessoas que utilizam a voz como instrumento de trabalho – professores, executivos, atores, locutores, cantores, entre outros -, e também atua com pessoas que tenham queixas vocais pontuais e nas diversas doenças que envolvem o uso da voz.

Agende sua consulta pelo telefone.